Top

Praça Franklin Roosevelt

A praça Franklin Roosevelt é um conjunto arquitetônico inicialmente construído na década de 1960 sobre a passagem subterrânea entre o elevado Costa e Silva e a ligação leste-oeste. Apesar da intenção de tranformá-la em um marco arquitetônico, nenhum empreendimento ali instalado vingou, potencializando assim a bizarra composição entre o minhocão e a própria praça Roosevelt.
Esse projeto ja não existe mais e hoje São Paulo é rediscutida. Estamos à beira de grandes mudanças em espaços públicos, planos urbanísticos, moradias, ocupações e intervenções, muitas dessas questões são influenciadas pela questão da especulação imobiliária.
A definição do novo conjunto arquitônico da praça Franklin Roosevelt levantou análises polêmicas: espaço público versus privado, uso do solo (áreas permeáveis versus impermeáveis), utilização de recursos públicos etc. O fato é que a praça existe e, para surpresa de muitos, houve uma intensa ocupação mesmo diante da sua implantação extremamente urbana (em uma região de diversas atividades em tempo integral ligando trechos importantes como R. Augusta e R. da Consolação).
O espaço urbano se modificou bruscamente, e essa é proposta desse vídeo:
Sem entrar em questões políticas, me propûs filmar especificamente a praça em 3 etapas, manhã, tarde e noite, de forma rápida e sem um roteiro, capturando os momentos e colocando a praça e as pessoas que a ocupam como personagens.
Filmado com Cannon 60D.